Notícias

Mediação de conflitos é tema de palestras da OAB-BA

A OAB da Bahia, através da Comissão de Mediação e Arbitragem, promoveu, na última quinta-feira (21/05), as palestras "Desafios da Prática da Mediação de Conflitos", no auditório Arx Tourinho da Faculdade de Direito da UFBA, no Vale do Canela. Com o apoio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), o evento teve como palestrantes a psicóloga Vânia Yazbek, de São Paulo, e a especialista em Direto Público pela UFBA, Larissa Nou. 
“Todo evento voltado para a mediação é importante, uma vez que, por ser considerada um meio adequado de resolução de conflitos, ela precisa ser conhecida pela população”, disse Nou.
“Nossa intenção, aqui, é fomentar o debate sobre a mediação, um método adequado de resolução de conflitos, que, com a reforma do novo Código de Processo Civil, vai ser privilegiada. A ideia, então, é que, através da mediação, possamos minimizar as disputas e litígios, sempre construindo soluções mais pacíficas”, explicou Yazbek. 
“Com o novo CPC, a mediação vai ser legitimada como um meio de resolução de conflitos, onde as partes, antes de buscarem litígio, terão a oportunidade de resolver os conflitos através da mediação, para que não precisem assoberbar o Judiciário”, complementou Rosane Fagundes, membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-BA.
Ao final das palestras, foi lançado o livro “Justiça Restaurativa em Ação - Práticas e Reflexões”, de autoria de Vânia Yazbek. 
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)