“O Judiciário está em crise há mais de 20 anos”, diz conselheiro federal Fabrício de Castro

A crise do Judiciário voltou a ter destaque em cerimônia de entrega de carteira a 52 advogados, realizada na tarde da última terça-feira (28/03), no auditório da OAB-BA. Na solenidade, o orador e conselheiro federal, Fabrício de Castro Oliveira, abriu seu discurso traçando um panorama do atual quadro da Justiça no país. “O momento por qual estamos passando é muito difícil. O Judiciário vive uma crise há mais de 20 anos. Faltam juízes e servidores, e a lentidão da Justiça tem afastado, diariamente, excelentes profissionais da advocacia”, disse.
Ainda sobre o assunto, o conselheiro afirmou que, para reverter o quadro, entre outras coisas, é preciso haver dedicação da classe e determinação da jovem advocacia em seguir sua vocação. “Apesar de não ser uma tarefa fácil, precisamos enfrentar todas essas dificuldades e seguir nossa vocação, porque não há sucesso sem ela. O sucesso, aliás, não está ligado às conquistas materiais, mas ao alcance da felicidade. Por isso digo: não cedam aos obstáculos, e, se a advocacia for a vocação de vocês, venham até ela. Enfrentem as dificuldades e se unam a nós”, conclamou.
Também na solenidade, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, fez discurso voltado à crise e à responsabilidade do Estado brasileiro diante da situação. “Este, sem dúvida, é o pior cenário já vivenciado pela advocacia no país. E essa crise não é de agora. Há anos, o Estado fez opções equivocadas de onde gastar o dinheiro público. E pior, aqueles que escolhemos para nos representar, em sua maioria, desviaram verbas públicas das suas finalidades, o que deixou a classe ainda mais desacreditada”, pontuou.
Entretanto, assim como Fabrício, Viana afirmou acreditar na reversão do quadro e também conclamou os novos advogados para ajudarem na empreitada. “Vocês que estão chegando agora devem se preparar para assumirem uma vanguarda de luta em busca de justiça. A missão não será fácil, mas, durante a trajetória, vocês terão o apoio da OAB e de outros colegas, para, juntos, dizermos não a este estado político e dizermos à advocacia que ela não merece o Judiciário que tem”, ressaltou.
Além de Viana e Fabrício, participaram da mesa alta a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas, o secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel, o conselheiro federal Antônio Adonias, os conselheiros seccionais Adilson Afonso e Tamiride Monteiro, e os membros da OAB Jovem, João Ferreira, e da Comissão de Seleção, Lara Rafaelle.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)