Notícias

OAB-BA debate escravidão negra no Brasil

A OAB da Bahia, por intermédio de sua Comissão Estadual da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, promoveu, na tarde da última segunda-feira (30/11), a conferência "História e historiografia da escravidão no Brasil". O palestrante do evento foi o historiador, professor universitário e escritor João José Reis, referência no estudo da história e da escravidão no século XIX. O encontro aconteceu na sede da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade.
“Hoje, tive a oportunidade de mostrar a uma ampla plateia um pouco mais sobre a nova historiografia da escravidão, que, sem dúvida nenhuma, é um dos ramos da historiografia brasileira mais dinâmicos e produtivos. Por isso saio daqui muito feliz e com a sensação de dever cumprido”, comentou João Reis.
O professor Samuel Vida descreveu a palestra do historiador como “oportunidade única”: “Não é todo dia que temos o privilégio de ouvir um dos maiores especialistas em história da escravidão do Brasil. João José Reis nos presenteou com informações preciosas, contribuindo para que a comunidade jurídica pudesse se apropriar de mais dados sobre essa tragédia, que até hoje deixa marcas no nosso presente”, disse.
Inspirado na Comissão Nacional da Verdade, que investigou o período da ditadura no Brasil, a Comissão Estadual da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil foi criada com o objetivo de resgatar a história da população negra no País, para que fossem criados ainda mais instrumentos que fundamentassem a implementação de políticas públicas voltadas para os afrodescendentes.
“Nossa comissão ganhou força na busca pelo conhecimento da verdadeira história da escravidão, até então contada pela elite, fazendo com que essa mesma história pudesse ser contada através de uma outra perspectiva, incluindo a presença de negros e com verdadeiro compromisso com o tema”, destacou Leonardo Queiroz, presidente da Comissão da Escravidão na OAB-BA.
Além de Queiroz e João Reis, participaram da mesa alta do evento a secretária-geral da OAB-BA, Ilana Campos, e a presidente da Comissão de Direito à Saúde da seccional, Itana Viana.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA).