Publicada em 24/10/2018

OAB-BA e TRE-BA firmam termo de cooperação para que presos provisórios possam votar

Seccional

A OAB da Bahia firmou um termo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia para garantir que os presos provisórios e adolescentes internados em estabelecimentos no estado possam votar.

O documento foi assinado pelo presidente da Seccional, Luiz Viana Queiroz, e o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, na terça-feira (23). O acordo entre os dois órgãos visa garantir o direito daqueles que encontram-se detidos e, com isso, afirmar os valores da democracia.

Segundo o temo de cooperação, cabe a OAB-BA, dentre outras funções, exercer todos os atos constitucionalmente garantidos visando resguardar os direitos dos presos provisórios e adolescentes submetidos às medidas socioeducativas.

Além disso, a Seccional colaborará na medida do possível, indicando naquelas unidades prisionais daquelas subseções, os membros voluntários da Comissão de Direitos Humanos que voluntariamente se habilitem a participar das eleições como mesários oficiais do pleito.

Já o TRE-BA, dentre outras medidas, se comprometeu em fornecer as urnas eletrônicas e o material necessário, inclusive a listagem dos candidatos, para a instalação das seções eleitorais especiais nos estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes.

Tel:  (071) 3329-8900
Fax: (071) 3329-8926

Rua Portão da Piedade, nº 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil

OAB 2013 - Todos os direitos reservados