OAB-BA entrega carteiras a novos advogados e advogadas

A OAB da Bahia entregou carteira a 176 advogadas e advogados em quatro cerimônias realizadas nesta quinta-feira (09/08). As solenidades aconteceram no auditório da entidade, na Rua Portão da Piedade, e contou com as presenças do presidente seccional Luiz Viana Queiroz, da vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão, do conselheiro federal Fabrício de Castro, da tesoureira Daniela Borges, do presidente da OAB Jovem Hermes Hilarião, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, do conselheiro seccional decano Adilson Affonso de Castro, além de conselheiros, presidentes de comissões, dentre outros representantes da Ordem. Com discurso emocionado, o diretor da OAB Jovem René Viana falou sobre as características que considera necessárias ao advogado e destacou a importância da Ordem para a classe. “Advogar é uma tarefa nobre. É preciso ter garra, dedicação e confiar na entidade que nós compomos. A OAB da Bahia é e sempre será um braço de apoio para cada um de nós. A OAB Bahia jamais se esquivará de ser suporte para a advocacia, sobretudo na gestão de Luiz Viana”, disse.

Ainda em seu discurso, René falou sobre a importância da ética na profissão. “As dificuldades que enfrentamos podem, sim, ser superadas com maestria, sem jamais nos distanciarmos da ética. O caminho mais curto não é o que te deixará dormir com tranquilidade nem o que dará aos seus filhos o orgulho pelo profissional que decidiu ser. O caminho longo vai ter suas dificuldades, mas é preferível enfrentá-las de cabeça erguida, de mãos limpas e exercer dignamente a profissão que escolheu seguir”, disse.

Ao apresentar os serviços prestados pela CAAB, Luiz Coutinho entregou as carteiras dos serviços disponíveis à classe e falou, em primeira mão, sobre o lançamento de novas unidades do “Meu Escritório”. “Até o final deste mês, vamos lançar seis salas totalmente montadas para vocês receberem seus clientes. É a segunda parte do ‘Meu Escritório’, um projeto da Caixa em parceria com a OAB-BA”, anunciou.

Fabrício de Castro Oliveira destacou a vocação como o melhor caminho a ser seguido pelo advogado. “Sei que uns buscarão o caminho da advocacia. Outros buscarão caminhos como a magistratura, carreiras fora do direito. Mas o mais importante é seguir a vocação de vocês. Esse é o caminho final que todos nós queremos”, disse.

Também no seu discurso, Fabrício aproveitou a proximidade do Dia da Advocacia (11/08), para conclamar a classe a lutar por melhorias no judiciário baiano. “Nós estamos no Mês da Advocacia e estamos vivendo um momento muito difícil no Brasil e um mais difícil ainda na advocacia, que sofre com a ineficiência do judiciário. A Ordem tem feito um enfrentamento com coragem, firmeza, franqueza e lealdade, mas a crise é grande. Portanto nós precisamos da classe unida. A luta da Ordem é de todos e vocês”, disse.

A crise do judiciário também foi tema do discurso do presidente Luiz Viana, que destacou a importância da ética “num país em que as pessoas perderam o rumo da honestidade e vivem confundindo direito com política”. “No direito, os meios justificam os fins. Na política, são os fins que justificam os meios. O direito não é política. O direito é lei, é jurídico. A gente o utiliza para defender as garantias de outras pessoas. Nós somos indispensáveis à Justiça”, disse. Realizações diárias
A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, destacou que, por mais difícil que seja, advogar é uma atividade que rende muitas conquistas e traz uma série de realizações não apenas pessoais, mas sobretudo para aqueles que buscam os advogados e advogadas. "Essa carteira é um passaporte. Escolham o destino aonde querem chegar. Foquem, estudem, planejem, sejam determinados e não desistam. A advocacia é uma profissão dificílima, mas que traz realizações constantes e diárias", afirmou. Joeline Araújo, membro do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), disse ainda que a felicidade gerada por poder vencer pelo outro, para um advogado ou advogada no exercício da sua função, supera qualquer conquista pessoal. "Vencer pelo outro é a forma mais sublime de amor e é isso que nós advogados fazemos. Dentre tantas profissões, escolhemos aquela que nos faz lutar arduamente pelo Direito de outra pessoa". O presidente da Comissão de Estudos Constitucionais, Marcos Sampaio, ressaltou que nesse momento que se inicia os novos colegas deverão ter consigo a certeza de que a advocacia é uma profissão que prima por uma sociedade justa. "Agora se inicia uma carreira profissional das mais bonitas e apaixonantes, mas também das mais difíceis. Como advogados e advogadas vocês lutarão pelas diversas causas, pelos diversos direitos, mas sobretudo pela Justiça". Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)