OAB-BA instala comissão voltada ao combate à corrupção

Foi realizada, na noite da última terça-feira (28), a cerimônia de instalação da Comissão de Combate à Corrupção da OAB da Bahia, com a posse do presidente, Domingo Arjones, e dos integrantes, Ana Patrícia Leão, Waldir dos Santos, Cyntia Possidio, Daniela Borges, Gustavo Moris, Orman Ribeiro e Rodrigo Fonseca. Com o objetivo de tratar da corrupção de forma multidisciplinar, a comissão contará com a participação de cidadãos indicados por entidades que integram a sociedade civil organizada. Ainda na solenidade, foi realizada uma palestra com a ouvidora-geral do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), Iara Luísa Dórea Vaz, que é também vice-presidente do Observatório Social do Brasil. “Esse momento é muito importante, diante do quadro que o Brasil está vivendo de necessidade de qualidade da gestão pública e de monitoramento da aplicação desses recursos públicos. Esse representa, portanto, um ato a favor do exercício pleno de cidadania”, afirmou Iara Vaz. “A importância dessa comissão é agregar maior valor ao destaque da sociedade de advogados, junto à sociedade organizada, no combate à corrupção e na gestão dos recursos públicos”, complementou o presidente do CRC-BA, Wellington do Carmo Cruz. O conselheiro Waldir Santos e o presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, também falaram sobre a importância da comissão e os problemas gerados pela corrupção no país: “Temos a imprescindível missão de mobilizar a comunidade baiana, seja através das entidades representativas da sociedade civil organizada, seja através do cidadão diretamente, na luta pelo combate à corrupção, para que a gente possa, de fato, transformar esse país”, ressaltou Santos. “A OAB da Bahia, sintonizada com o momento em que vive o Brasil, cria uma Comissão de Combate à Corrupção, para dar a sua contribuição acerca do assunto, sem pretensão alguma de substituir os órgãos de controle, nem o Ministério Público. Queremos, apenas, atuar junto à sociedade civil, dando a nossa palavra e reflexão, para aglutinarmos forças e ideias no combate efetivo da corrupção no Brasil e na Bahia”, concluiu Viana. Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)