Notícias

OAB-BA participa do 1º Seminário Internacional do Centro de Ciências Criminais

O presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, participou, no último dia 14, da abertura do 1º Seminário Internacional do Centro de Ciências Criminais (CCRIM) Professor Raul Chaves. Com o tema “Desafios e Perspectivas de uma Ciência Penal Conjunta”, o evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Reitoria da UFBA e contou com as presenças, na mesa alta, do vice-reitor da UFBA, Paulo César Miguez; do vice-diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio Rocha; do presidente e vice do CCRIM,  Ílison Santos e Jhonatas Melo, respectivamente; e da professora de direito Selma Santana.

"Foi uma honra fazer parte deste evento, que teve como alguns dos principais objetivos fomentar a transmissão do conhecimento e a capacitação dos colegas em busca do fortalecimento das Ciências Criminais. Saio daqui muito feliz e satisfeito por ter participado da discussão”, disse Viana.

Ainda no evento, familiares do professor Raul Chaves receberam uma placa em homenagem aos serviços e dedicação prestados ao longo de sua carreira. Receberam a placa a esposa do professor, professora Myrthes Chaves, e os filhos Ivone Chaves Jucá, Ângela Chaves e Raul Chaves Filho. “Agradecemos não só pela zelosa atenção dos organizadores e dirigentes do CCRIM, mas pela lembrança dos 34 anos do falecimento de meu pai. Esse carinho e atenção dos jovens de hoje muito sensibilizou a família e, por certo, ele também, onde estiver”, disse Raul Chaves Filho.

Além dos integrantes da mesa, o evento contou com a presença de importantes  pesquisadores das ciências jurídico-penais, como Ana Elisa Bechara, professora do Departamento de Direito Penal da USP, Maria Auxiliadora Minahim, professora de Direito da UFBA, além do renomado Professor Eugênio Raul Zaffaroni, Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos e Professor Emérito da Universidade de Buenos Aires – Argentina, considerado o mais importante estudioso vivo das ciências criminais nas Américas.