OAB-BA pede fim de revistas no Juizado Especial Federal

A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, acompanhada do secretário-geral adjunto da seccional, Maurício Leahy, reuniu-se com o diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, Dirley da Cunha Júnior, nesta quarta-feira (13/02), para tratar da revista em advogados e advogadas no fórum dos Juizados Especiais Federais (JEF).
Segundo o advogado Saulo Guimarães, representante da comissão, a reunião foi requerida após a OAB-BA receber relatos de excessos nas revistas durante acesso ao fórum. "Recebemos queixas dos colegas sobre o uso de detector de metal portátil e exigência de advogadas abrirem suas bolsas, o que foi confirmado por membro da nossa comissão esta semana", explicou.
Maurício Leahy afirmou que já havia uma definição de 21 de agosto de 2018, requerida pela OAB-BA e contrária ao procedimento, mas, diante da quebra do aparelho de Raio-X da unidade, a revista foi implementada.
Após os relatos da seccional, Dirley afirmou que suspenderá imediatamente as revistas em bolsas de advogadas e reencaminhará para todas as Subseções Judiciárias da Bahia a decisão já tomada no ano passado. "Ele também chamou o chefe de Segurança para reiterar o fim das revistas em advogados em todas as unidades", completou Leahy.
Também na reunião, a OAB da Bahia falou sobre a dificuldade de advogados e advogadas de acompanhar os clientes em perícias médicas no âmbito do JEF. "Os colegas têm direito de entrar, mesmo que não possam se manifestar. Por isso, levamos o assunto a Dirley, que se comprometeu a interceder junto à sua coordenação", destacou Maurício.
“Com essas conquistas, conseguimos, mais uma vez, inserir a cultura do respeito às prerrogativas na agenda dos tribunais, resultado do intenso trabalho da OAB-BA nestes últimos anos", finalizou Saulo.