Notícias

OAB-BA promove programação especial em homenagem ao Dia da Mulher

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a OAB da Bahia, através da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, prepara-se para comemorar a data em grande estilo. Com o objetivo de homenagear o universo feminino e debater questões que ainda afligem as mulheres nos dias atuais, três eventos marcarão o fim de semana da seccional dedicado à data. São eles o seminário "Quem mandou nascer mulher?", o "Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres", com o ensinamento de técnicas de Krav Magá, e o evento esportivo “Mulheres no Pedal”.
Programado para o dia 6 de março, na Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), das 18 às 21h, o seminário "Quem mandou nascer mulher?" discutirá os principais tabus enfrentados pelas mulheres no dia a dia. Serão realizados painéis sobre temas como saúde, violência e trabalho feminino. Alguns palestrantes já foram confirmados, como o presidente do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos, Dimitri Sales, a médica sanitarista Grecie Menezes, e os conselheiros Domingo Arjones e Carlos Freitas. Os interessados devem enviar e-mail para [email protected], com o nome e CPF.
No dia 7 de março, as comemorações ficam por conta do Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres, que será promovido gratuitamente por academias de Krav Magá de Salvador. Com o objetivo de ensinar técnicas de luta voltadas à proteção das mulheres, as aulas, que integram um plano nacional de ação em homenagem à data, acontecerão entre 8 e 12h, em quatro bairros da Salvador: Pituba, Brotas, Nazaré e Piatã. As inscrições podem ser feitas no site Krav Magá Brasil.
Para finalizar a programação, no dia 8 de março, a OAB-BA promove o evento “Mulheres no Pedal”, voltado à prática de esportes e promoção da saúde das mulheres. Com o apoio da CAAB, o encontro acontece a partir das 8h, no Parque de Pituaçu, e contará com passeios de bicicleta, caminhadas e um café da manhã saudável. Para as 50 primeiras pessoas que chegarem, serão distribuídas camisas do evento, que será aberto à família: “Nossa ideia é trazer a mulher para o mundo do esporte, que sempre foi predominantemente masculino. Queremos quebrar mais esse tabu e, para isso, contamos com a colaboração do público feminino, para fazer do passeio um sucesso absoluto”, concluiu Andrea Marques, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA.