Notícias

OAB da Bahia participa de implantação do PJe em Feira de Santana

A OAB da Bahia participou, na manhã da sexta-feira (10/10), da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas seis Varas do Trabalho de Feira de Santana. O novo sistema foi instalado pelo presidente do TRT5-BA, desembargador Valtércio de Oliveira. Representando a OAB-BA, estiveram presentes o tesoureiro da seccional, Jones Rodrigues, o presidente da subseção de Feira de Santana, Pedro Mascarenhas, e a presidente da Comissão de Informática Jurídica, Tamiride de Monteiro.
“Feira foi contemplada com o PJe, que vai favorecer o andamento dos processos judiciais. O novo sistema vai oferecer mais agilidade ao cidadão, que precisa recorrer à Justiça do Trabalho. Inicialmente, os advogados estavam meio receosos com o PJe. Contudo, graças ao presidente Luiz Viana e à atuação da nossa subseção em relação à capacitação dos advogados, hoje, os nossos problemas diminuíram”, destacou Pedro Mascarenhas.
Para Tamiride Monteiro, a nova ferramenta ajudará a baixar os elevados índices da Justiça do Trabalho na cidade: “Feira de Santana é uma das regiões com maior número de processos trabalhistas. O PJe, portanto, vai gerar uma repercussão positiva para toda a advocacia, apesar de ainda precisar de aprimoramento. Na Bahia, o sistema deve ser implantado em mais quatro cidades: Senhor do Bonfim, Juazeiro, Vitória da Conquista e Itapetinga. Hoje, já temos 61 Varas do TRT funcionando com o processo eletrônico”, destacou.
“O PJe é a Justiça do século XXI. É o futuro do presente. O uso costumeiro do PJe é que vai fazer com que ele tenha total êxito nos municípios implantados”, complementou o desembargador Valtércio de Oliveira. 
Além do presidente do TRT e dos representantes da OAB-BA, participaram do processo de implantação a desembargadora Dalila Andrade, gestora regional do PJe na Justiça do Trabalho; o procurador do município, Elsio Antonio; o procurador-assistente da Regional de Feira de Santana, Ricardo José Costa Villaça (representando o governador, Jacques Wagner); o diretor do MPT, Antônio Galvão de Oliveira; além dos juízes titulares das Varas do Trabalho de Feira de Santana, Marivaldo da Silva (1ª Vara); Adriano Costa (3ª Vara); Mônica Sapucaia (5ª Vara) e Gílber Lima (6ª Vara), acompanhados dos juízes substitutos.
Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA