Notícias

Paulo Afonso ganha duas novas Salas de Advogados

Em mais um ato de interiorização da advocacia, a OAB da Bahia inaugurou duas novas Salas de Advogados na comarca de Paulo Afonso. Com os nomes Aderval Vanderlei Tenório e Celso Pereira, em homenagem ao trabalho de dois grandes advogados do município, as salas foram inauguradas, respectivamente, nos Fóruns da Justiça Estadual e do Trabalho, na última sexta-feira (03/07), com o objetivo de atender a classe que milita na região.

Criado como parte do Plano de Reformas, Construções e Aquisições de Sedes da seccional baiana, os novos espaços contam com mobiliário novo, computadores modernos, rede integrada à internet, impressora e equipamentos. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, ao lado da presidente da subseção de Paulo Afonso, Maria do Socorro Rolim.

“A inauguração dessas salas tem grande relevância para que a OAB-BA possa fornecer aos colegas advogados melhoria nas suas condições do trabalho, com ar-condicionado, mesa, internet, escâner, ou seja, com estrutura que dê aos colegas que precisam atuar nos fóruns melhores condições de trabalho. Então é uma noite muito importante por isso e porque fizemos homenagem a dois grandes advogados da região. Saio daqui, hoje, muito feliz”, comemorou Luiz Viana.

Para Socorro, a atual gestão da OAB-BA representa um marco para a advocacia de Paulo Afonso. “Hoje, nessa gestão de Luiz Viana, a OAB tem um marco. Antes de Luiz Viana, não tínhamos nenhuma sala no fórum. Hoje, depois de Luiz Viana, houve uma interiorização da advocacia, que contemplou os advogados da região. E essas salas, especificamente, trazem benefício enorme para os advogados, o judiciário e a sociedade de forma geral”, complementou.

O secretário-geral da OAB-BA, Carlos Medauar, afirmou que a inauguração de mais duas salas dá continuidade a um projeto de interiorização que o presidente Luiz Viana vem fazendo na gestão da OAB. “Essa é uma ação importante para todos os advogados. Aqui, é nossa casa de apoio, nosso ponto de encontro, nossa referência e lugar de formular nossos pleitos. É daqui, dessas salas e subseções, que saem os projetos que têm ditado a forma com que a gestão tem obtido tanto sucesso entre a classe, em especial no interior”, disse.

A tesoureira, Daniela Borges, descreveu a Sala do Advogado como o lugar onde a classe pode ter um apoio para esperar por audiências, redigir petição e se preparar para alguma audiência. “Então é um suporte muito importante para o advogado. Só quem realmente advoga no dia a dia sabe como é bom ter uma sala estruturada nos fóruns aqui da Bahia”, pontuou.

Emoção na inauguração

Durante as solenidades de inauguração, a emoção tomou conta dos discursos. Com mesmo nome do pai, que dedicou a vida à advocacia da região, o também advogado Aderval Vanderlei chegou a chorar durante sua fala. “É uma satisfação imensa em deixar para posteridade a memória de um advogado, que militou e lutou por todos aqueles que o procuraram. Não havia preocupação nele de honorário, da causa grande, mas de ser advogado e defender o direito daquele que estava sendo molestado. Então em meu nome e da minha família, agradeço de coração essa homenagem”, disse.

Também com voz embargada, a viúva de Celso Pereira, Francisca Marina, relembrou os anos de companheirismo trabalhando juntos. “Eu sempre estava ao lado dele, ajudando como voluntária. E, hoje, agradeço muito a todos vocês. Tenho um carinho especial pelos advogados, porque sei como é o trabalho de um advogado. Fico muito grata por esta honra do nome de Celso na sala. Ele realmente amava a Justiça do Trabalho. Como ele mesmo dizia, 'era minha praia defender o trabalhador'”, disse.

Reforçando o empenho do advogado à profissão, Luiz Viana voltou a defender a importância da Justiça do Trabalho para a advocacia. “Forças poderosas querem destruir a JT e a advocacia do trabalho. Forças que não entendem a complexidade do nosso país e querem importar de fora um modelo de destruição, que terá na OAB um adversário ferrenho. Nós precisamos lutar para mantê-la viva. E são muitas as formas de luta. Uma delas é a inauguração dessa sala”, disse.

Viana também voltou a agradecer a dedicação de todos que trabalham voluntariamente para a advocacia. “Hoje, a OAB-BA conta com cerca de mil colaboradores. E, embora pessoas despossuídas de solidariedade não saibam o bem que fazemos a nós e aos outros sendo voluntários, nós temos uma gratidão enorme por essas pessoas. Por isso, agradecemos a cada um de vocês que tanto dedicam seu tempo à Casa da Advocacia e, em especial, a Aderval Vanderlei e Celso Pereira a oportunidade de tê-los tidos colegas”.

“Agradeço e reafirmo que é uma homenagem muito justa. Quando se presta homenagem a um homem público como Aderval é um estímulo que se dá para continuarmos respirando. Espero que toda a classe siga os passos dos advogados homenageados”, concluiu o prefeito do município, Luiz de Deus.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)