Presidente da OAB de Itapetinga é homenageado na capital

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itapetinga, Fabrício Moreira, foi homenageado nessa quarta-feira (19) em Salvador durante evento realizado pela Seccional baiana em comemoração aos 85 anos de fundação da entidade no Estado. A OAB-BA entregou medalha e diploma ao advogado itapetinguense em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Ordem, uma das instituições mais respeitadas do Brasil.

“É uma honra receber esta homenagem, principalmente neste momento em que finalizamos uma importante etapa na luta em defesa da classe e do cidadão Itapetinguense. É o reconhecimento de um trabalho prestado, desprendido de qualquer outro interesse”, avaliou o homenageado.

O Colégio de Presidentes das Subseções, que reúne todos os presidentes das 34 subseções do Estado, está ocorrendo no Sheraton Hotel da Bahia até hoje (20). A Seccional homenageou os presidentes das subseções que realizam diuturnamente serviços voluntários em prol da advocacia. “Esse nosso trabalho à frente da presidência é uma doação que fazemos do nosso tempo e das nossas atividades sem qualquer contrapartida, muito exclusivamente em benefício da classe”, explicou Fabrício Moreira.

Como parte das atividades do evento realizado na capital, houve na noite de ontem uma cerimônia com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, e de toda a diretoria da Seccional, além de outras personalidades do mundo jurídico e da sociedade baiana, lideranças da advocacia e autoridades. Também estiveram presentes diversos presidentes de seccionais de outros estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo.

Durante a solenidade, Fabrício reencontrou os advogados itapetinguenses Betha Nova, hoje conselheira estadual da OAB na Bahia, e Carlos Alberto Nova, que foi o primeiro presidente da Subseção de Itapetinga e conselheiro estadual da OAB-BA por duas vezes. Ambos residem atualmente em Salvador.

Lutas e conquistas à frente da OAB de Itapetinga

Há mais de uma década, Fabrício Moreira milita pelo fortalecimento da classe advocatícia e na defesa dos mais diversos direitos dos cidadãos, desenvolvendo um trabalho pautado na ética, seriedade, compromisso e respeito aos princípios indispensáveis ao exercício profissional do advogado.

À frente da Subseção de Itapetinga desde 2007, Fabrício está em seu quarto mandato, tendo se destacado recentemente no cenário regional por travar uma luta contra o sucateamento do Judiciário nas cidades de Itapetinga e Itambé. Os municípios do sudoeste baiano ficaram sem juízes titulares e enfrentaram uma verdadeira crise que gerou prejuízos à população e especialmente para os profissionais do Direito. Em Itapetinga, o andamento de cerca de 40 mil processos foi prejudicado na Justiça Comum.

Na semana passada, justamente no dia em que a Subseção de Itapetinga realizou uma solenidade comemorativa ao aniversário da OAB-BA, estava sendo publicada a decisão do Conselho da Magistratura que dava procedência às habilitações dos quatro novos juízes titulares de Itapetinga. Nessa quarta-feira (19), houve a homologação desta decisão pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia. A partir de hoje, os juízes já tomarão posse. O início das atividades está previsto para a próxima segunda-feira (24). Para Fabrício, a nomeação e imediata posse dos magistrados é uma vitória da Subseção, que não poupou esforços na busca de soluções junto aos órgãos competentes.