Vice-presidente da OAB-BA comemora PL que criminaliza violação de prerrogativas dos advogados

A OAB da Bahia entregou carteira a 83 advogados em duas cerimônias realizadas na manhã da última quarta-feira (30/11). As solenidades aconteceram na sede da entidade, na Rua Portão da Piedade, e contaram, na mesa alta, com as presenças da vice-presidente da seccional, Ana Patrícia Dantas Leão, do secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel, do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, do presidente do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados (CCJA), Hermes Hilarião, da vice-presidente do conselho, Sara Galvão, da integrante do CCJA Ana Paula Aragão e dos advogados Priscila Oliveira, Cláudia Souza, Édson Goes e Luís Eduardo. Representando a CAAB, Luiz Coutinho lamentou os últimos acontecimentos envolvendo o acidente com o time da Chapecoense e falou sobre a atuação da Caixa junto à família da advogada Laíse Freitas, que faleceu na última segunda-feira (28/11), no Fórum do Imbuí. “O país e a advocacia baiana estão em luto com esse acidente terrível do time da Chapecoense e a morte da colega Laíse, que enfartou no Fórum do Imbuí. Desde o momento do passamento, a Caixa de Assistência tem estado ao lado da família de Laíse, dando todo o apoio moral e material, para tentar amenizar este momento tão doloroso. Afinal de contas nossa missão é servir”, destacou. Ana Patrícia também lamentou os acontecimentos, mas destacou que, "apesar da tristeza, era um dia de celebração para os novos advogados e advogadas, que, naquela oportunidade, iniciavam uma nova etapa em suas vidas, com muitos desafios, mas, também, com conquistas e realizações". "Embora estejamos passando por momentos tristes e difíceis, não podemos deixar de nos alegrar com a aprovação, na Câmara dos Deputados, do PL 5.762/05, que criminaliza a violação às prerrogativas profissionais dos advogados. Trata-se de um marco para a história da advocacia, resultado de um trabalho realizado pelo Conselho Federal com o apoio de todas as Seccionais. As nossas prerrogativas não são benefícios ou privilégios individuais, mas garantias para o exercício da nossa profissão e salvaguarda da cidadania”, comemorou. A advocacia também foi destaque no discurso de Hermes Hilarião, que falou sobre a beleza e o dia a dia da profissão. “Voltaire já dizia que a advocacia é a mais bela das profissões. No entanto, com isso, não quero dizer que tudo são flores na nossa área. Pelo contrário, como diria Mário de Souza, depois de dedicar-se a tal profissão, o advogado não tem mais sossego, porque o bom advogado, aquele que se identifica com as causas que lhes são confiadas, sofre as mesmas angústias do cliente, indigna-se com as mesmas injustiças e padece das mesmas desilusões. E por isso, até, talvez, ela seja tão bela profissão”, disse. As solenidades tiveram, ainda, a participação da oradora Sara Barros, que parabenizou os novos advogados e desejou força e dedicação aos presentes. "Vocês são vencedores, porque chegaram até aqui por mérito e superaram seus medos e angústias", finalizou.
Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)