[OAB-BA cria prêmio em homenagem ao advogado Jorge Lima]

OAB-BA cria prêmio em homenagem ao advogado Jorge Lima

Idealizada pelo secretário adjunto da OAB-BA, Ubirajara Ávila, prêmio irá contemplar trabalhos na área do Direito do Trabalho brasileiro

Com o objetivo de homenagear o advogado Jorge Lima, falecido em novembro do ano passado, a OAB da Bahia criou um prêmio que levará seu nome. Aprovado por unanimidade pelo Conselho Pleno da Seccional, na última sexta (21), o prêmio Jorge Lima foi idealizado pelo secretário adjunto da OAB-BA, Ubirajara Ávila, com o objetivo de contemplar trabalhos na área do Direito do Trabalho brasileiro. Seu edital será divulgado nos próximos dias.

Ao destacar a emoção que o levou a propor a iniciativa, Ubirajara disse que o prêmio é uma bonita forma de homenagear um dos maiores nomes do direito do trabalho, “uma referência na área, um colega muito querido”. "Jorge era uma advogado excepcional. Ele foi nosso colega no conselho e ocupou outros tantos cargos em instituições importantes, realmente uma liderança, uma pessoa espetacular", ressaltou.

Comemorando a aprovação do prêmio, a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, disse que Jorge Lima marcou a história da advocacia. "Além de ter nos inspirado, ele foi referência não só para a Bahia, mas para o Brasil, sempre muito querido e admirado pelo trabalho e competência", pontuou.

Com opinião semelhante, o procurador-geral da OAB-BA, Rafael Mattos, afirmou que Jorge merece homenagem não apenas pelo grande advogado e homem que era, mas pelo que ele representou para a OAB-BA e Associação dos Baiana dos Advogados Trabalhistas (ABAT). "Além de um trato maravilhoso, ele tinha uma liderança nata e deixa uma saudade gigante", reforçou.

Bastante emocionada, a secretária-geral da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, disse que conviveu a vida inteira com Jorge e ratificou tudo que falaram dele. "Jorge foi uma das melhores pessoas que conheci na vida, das mais solidárias", disse.

A conselheira Mirela Possídio ressaltou a importância do colega para a classe e disse que ele era efetivamente a favor da advocacia. "Jorge teve uma evolução na vida pessoal que merece um prêmio à altura", completou.

Para o conselheiro David Bellas, Jorge era trabalhador, ético, respeitador, batalhador, fervoroso e apaixonado pelo Direito do Trabalho e, sobretudo, do trabalhador. "É uma homenagem muito merecida".

Ao destacar a importância da homenagem, a conselheira Cínzia Barreto afirmou que o prêmio é muito simbólico. "Jorge foi um grande conselheiro e representante de ABAT. Ele fez uma interlocução muito difícil, sempre firme nos embates que precisava ter", afirmou.

Para a conselheira Mariana Oliveira, ele tinha um olhar diferenciado, sempre se colocando no lugar do outro. "Empatia corresponde a Jorge Lima", pontuou.

Sobre Jorge Lima

Defensor incansável dos direitos e garantias fundamentais, Jorge Lima faleceu em 18 de novembro de 2020, vítima de um acidente de carro. Jorge honrou a todos os advogados e advogadas com sua atuação sempre firme, principalmente no campo do Direito do Trabalho.

Ao longo da sua caminhada na advocacia, serviu com afinco à Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil, onde foi conselheiro da Casa, à Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), instituição que presidiu, e por fim a ABRAT (Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas), onde representou a Bahia como Vice-presidente Nordeste.

Para além da sua competência profissional e institucional, Jorge era antes de tudo um amigo. Pessoa querida por todos, de um senso de humor ímpar e um grande coração que, como verdadeiro advogado, reconhecia na dor do outro a sua dor.

Foto: Angelino de Jesus/OAB-BA