Encerrado o 2º Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste

A mesa “A OAB Jovem como instrumento de defesa e valorização da jovem advocacia” foi destaque no último dia do 2º Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, evento realizado pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB da Bahia, entre os dias 02 e 04 de agosto, no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador.

Na mesa, conduzida pela vice-presidente do CCJA da OAB-BA, Sarah Barros, o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB do Distrito Federal, Tiago Lacerda, deu dicas de sucesso à jovem advocacia. “O profissional em início de carreira tem que atuar de forma generalista, em parceria com outros colegas, e buscar fazer preços mais acessíveis para conquistar mercado”, disse.

O presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB de São Paulo, Leandro Nava, afirmou que, para serem valorizados, os jovens advogados deveriam seguir a tabela de honorários. “Ela é nosso norte. Se cobrarmos abaixo dos valores estabelecidos por ela, estaremos cometendo crime de ética. Todos nós, que não somos o futuro, mas o presente da advocacia, precisamos nos valorizar”, pontuou.

Além dos honorários, “conhecimento” também foi tema de destaque na mesa. Segundo o presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia de Sergipe, Victor Lisboa, “é preciso ter capacidade técnica e atualização constante, para poder agregar valor ao cliente”. “Temos que estar sempre correndo atrás de cursos e pós-graduação, porque o advogado é um eterno aprendiz. E, assim como todo aprendiz, precisa se reinventar a cada dia”.

Ainda na sexta-feira (04/08), foi realizada uma série de workshops com temas caros à classe. Em “Instrumentos de defesa das prerrogativas e a importância para o exercício da advocacia”, o conselheiro federal pela Bahia Fabrício de Castro Oliveira afirmou que “sem respeito às prerrogativas, não existe democracia”. “E nós podemos transformar a realidade por meio de uma cultura de respeito a essas garantias. As violações devem ser exceção”, ressaltou.

Em “Tributação da Advocacia”, a diretora tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, esclareceu os jovens advogados sobre as diferentes possibilidades de tributação, de acordo com a organização do seu negócio ou atividade. "É muito importante para eles, que estão começando a exercer a profissão agora, que se preocupem com a tributação em sua atividade, porque isso pode implicar uma diferença muito grande em seus custos", disse.

Daniel Aragão, presidente da OAB Jovem do Ceará, em “Marketing Jurídico: Dicas e Limitações”, destacou como critérios essenciais ao sucesso de um escritório de advocacia seu público-alvo, visual, network, parcerias, linguagem, imagem, estudo permanente e foco no negócio.

“Defesa das Prerrogativas da Jovem Advocacia”, ministrado pelo presidente da CAAB, Luiz Coutinho, “Os desafios da advocacia diante da realidade do processo judicial eletrônico”, pela presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA, Tamiride Monteiro, “As dificuldades de empreender e gerir um escritório de advocacia no início da profissão”, pelo conselheiro da OAB-BA Gustavo Moris e “Advocacia artesanal e advocacia de massa”, pelo membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB Iran Furtado foram outros workshops realizados no encontro.

Com o tema “Empreendedorismo Jurídico, Garantias Profissionais e o Exercício da Advocacia”, o 2º Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste reuniu, em Salvador, mais de 500 jovens advogados de todo o país e foi transmitido ao vivo, pela internet. “Foi um evento lindo e histórico para a jovem advocacia brasileira. Estamos ansiosos pela próxima edição”, concluiu o presidente do CCJA da OAB-BA, Hermes Hilarião.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)