NotĂ­cias
PublicaçÔes
Publicada em 04/08/2017

Encerrado o 2Âș Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste

Com o tema “Empreendedorismo Jurídico, Garantias Profissionais e Exercício da Advocacia”, o evento reuniu mais de 500 advogados de todo o país em Salvador

A mesa “A OAB Jovem como instrumento de defesa e valorização da jovem advocacia” foi destaque no Ășltimo dia do 2Âș Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, evento realizado pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da OAB da Bahia, entre os dias 02 e 04 de agosto, no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador.

Na mesa, conduzida pela vice-presidente do CCJA da OAB-BA, Sarah Barros, o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da OAB do Distrito Federal, Tiago Lacerda, deu dicas de sucesso à jovem advocacia. “O profissional em início de carreira tem que atuar de forma generalista, em parceria com outros colegas, e buscar fazer preços mais acessíveis para conquistar mercado”, disse.

O presidente da ComissĂŁo do Jovem Advogado da OAB de SĂŁo Paulo, Leandro Nava, afirmou que, para serem valorizados, os jovens advogados deveriam seguir a tabela de honorĂĄrios. “Ela Ă© nosso norte. Se cobrarmos abaixo dos valores estabelecidos por ela, estaremos cometendo crime de Ă©tica. Todos nĂłs, que nĂŁo somos o futuro, mas o presente da advocacia, precisamos nos valorizar”, pontuou.

AlĂ©m dos honorĂĄrios, “conhecimento” tambĂ©m foi tema de destaque na mesa. Segundo o presidente da ComissĂŁo Estadual da Jovem Advocacia de Sergipe, Victor Lisboa, â€œĂ© preciso ter capacidade tĂ©cnica e atualização constante, para poder agregar valor ao cliente”. “Temos que estar sempre correndo atrĂĄs de cursos e pĂłs-graduação, porque o advogado Ă© um eterno aprendiz. E, assim como todo aprendiz, precisa se reinventar a cada dia”.

Ainda na sexta-feira (04/08), foi realizada uma sĂ©rie de workshops com temas caros Ă  classe. Em “Instrumentos de defesa das prerrogativas e a importĂąncia para o exercĂ­cio da advocacia”, o conselheiro federal pela Bahia FabrĂ­cio de Castro Oliveira afirmou que “sem respeito Ă s prerrogativas, nĂŁo existe democracia”. “E nĂłs podemos transformar a realidade por meio de uma cultura de respeito a essas garantias. As violaçÔes devem ser exceção”, ressaltou.

Em “Tributação da Advocacia”, a diretora tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges, esclareceu os jovens advogados sobre as diferentes possibilidades de tributação, de acordo com a organização do seu negócio ou atividade. "É muito importante para eles, que estão começando a exercer a profissão agora, que se preocupem com a tributação em sua atividade, porque isso pode implicar uma diferença muito grande em seus custos", disse.

Daniel AragĂŁo, presidente da OAB Jovem do CearĂĄ, em “Marketing JurĂ­dico: Dicas e LimitaçÔes”, destacou como critĂ©rios essenciais ao sucesso de um escritĂłrio de advocacia seu pĂșblico-alvo, visual, network, parcerias, linguagem, imagem, estudo permanente e foco no negĂłcio.

“Defesa das Prerrogativas da Jovem Advocacia”, ministrado pelo presidente da CAAB, Luiz Coutinho, “Os desafios da advocacia diante da realidade do processo judicial eletrînico”, pela presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA, Tamiride Monteiro, “As dificuldades de empreender e gerir um escritório de advocacia no início da profissão”, pelo conselheiro da OAB-BA Gustavo Moris e “Advocacia artesanal e advocacia de massa”, pelo membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do CFOAB Iran Furtado foram outros workshops realizados no encontro.

Com o tema “Empreendedorismo JurĂ­dico, Garantias Profissionais e o ExercĂ­cio da Advocacia”, o 2Âș Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste reuniu, em Salvador, mais de 500 jovens advogados de todo o paĂ­s e foi transmitido ao vivo, pela internet. “Foi um evento lindo e histĂłrico para a jovem advocacia brasileira. Estamos ansiosos pela prĂłxima edição”, concluiu o presidente do CCJA da OAB-BA, Hermes HilariĂŁo.

Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)

Rua PortĂŁo da Piedade, nÂș 16 (Antiga Praça Teixeira de Freitas) Barris - CEP: 40.070-045 - Salvador / Bahia / Brasil