Notícias

OAB da Bahia marcha por mais Justiça em Feira de Santana

  O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, o vice-presidente, Fabrício Oliveira, o secretário-geral adjunto, Antônio Adonias Bastos, e vários conselheiros seccionais participaram na manhã desta terça-feira (17), em Feira de Santana, da Caminhada por Mais Justiça, convocada pela subseção local em protesto contra a situação do Judiciário no município. O movimento contou com a presença de advogados da capital e do interior do estado, estudantes de direito, servidores da Justiça, lideranças políticas e representantes da sociedade civil. A manifestação começou às 8h com concentração na Praça D. Pedro II, seguiu para a Avenida Senhor dos Passos e depois para a Câmara de Vereadores, onde contou com apoio do presidente da Câmara, Justiniano França, que prometeu lutar pela realização de concursos públicos para o Judiciário feirense e convidou o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, e o da subseção Pedro Mascarenhas, para discursar sobre o assunto.

O encerramento do protesto aconteceu no Fórum Desembargador Filinto Bastos, no final da manhã com documento entregue pelo presidente da subseção de Feira de Santana à presidente da Associação dos Magistrados da Bahia - AMAB Nartir Dantas Weber com reivindicações a respeito da crise do judiciário local. A presidente parabenizou a OAB-BA e disse que a AMAB compartilha, apoia e se coloca a disposição na interlocução para melhoria do judiciário, pois atinge muito a ela e a deixa muito triste em saber que os advogados precisam dos processos despachados e estão com dificuldades de ter acesso aos juízes. "É uma luta que deve ser de todos nós, creio que a situação possa melhorar, mais se nós não fizermos essa pressão eu tenho certeza que não sai, só dessa forma o Tribunal pode acordar para a nossa realidade. Estou há quatro anos na frente da Associação e nós falamos sobre o setor judiciário, as mesmas dificuldades e as carências existentes em Feira de Santana se repetem nas Comarcas de Salvador e em diversas cidades do interior da Bahia. A estrutura é a mesma, não funciona. Foi feita para não funcionar", destacou Nartir Dantas. "Feira de Santana precisa de um serviço mais eficiente, precisamos de mais para que tenhamos melhores condições no nosso judiciário, na nossa comarca que é a maior do Estado da Bahia’, afirmou o presidente da subseção de Feira de Santana Pedro Mascarenhas. A mobilização teve como objetivo chamar a atenção da sociedade e dos poderes públicos sobre a crise no Poder Judiciário, especialmente na comarca de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, como Ipirá e Conceição do Jacuípe. Durante o movimento, diversas reivindicações foram destacadas pelo presidente da OAB de Feira, Pedro Mascarenhas, pelo presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana, e pelos advogados presentes, como a redução na demora das demandas judiciais, a realização de mais concursos públicos para servidores e juízes, reduzindo o deficit de pessoal para atender à população, e melhorias na estrutura do Judiciário.

"A OAB da Bahia está presente, é isso que queremos mostrar e juntamente com a OAB de Feira de Santana queremos mais justiça, mais juízes e mais serventuários", destacou o presidente Luiz Viana.